4ff6cea8d4aff0b1fa67851fa399380e
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Conhecendo a Lagarta-das-rosetas e o Seu Respectivo Controle

Confira o artigo sobre as lagartas-das-rosetas do café, escrito por Mauricio José Fornazier, et all.

Navegue pelo conteúdo

Cryptoblabes gnidiella Millière, 1867 (Lepidoptera: Pyralidae)

Descrição e Biologia

As lagartas apresentam coloração castanho-escura e vivem reunidas em pequenos grupos tecendo pequena teia de seda entre os frutos e sobre as rosetas do café conilon; chegam a emaranhar os resíduos remanescentes da floração (Figura 12). Atingem de 10 a 11 mm de comprimento. Os adultos são pequenas mariposas de 7,5 a 8 mm de envergadura, de cor predominante cinza-escura.

Ocorrem durante todo o ciclo produtivo, da emissão dos botões florais até próximo à colheita.

Prejuízos

As lagartas danificam principalmente a casca da base e o pedúnculo dos frutos, causando a sua queda. Tem sido importante praga na cafeicultura de conilon do Espírito Santo (FORNAZIER et al., 2000d).

Método de controle

O controle das lagartas deve ser realizado quando elas estão pequenas, em instares iniciais, pois à medida que se tornam maiores, o seu controle é bastante difícil. Na fase inicial, tem-se conseguido resultados satisfatórios com o inseticida microbiano à base de Bacillus thuringiensis (0,5 kg/ha).

Para eficiente controle da lagarta-das-rosetas, deve-se estar atento à sua ocorrência, principalmente nas fases iniciais da floração e do desenvolvimento dos frutos para se proceder à pulverização nos talhões atacados. A tecnologia de aplicação se reveste de fundamental importância, pois essa lagarta se encontra protegida entre os grãos e pela teia de seda que envolve os resíduos florais. É importante que seja utilizado alto volume de calda a fim de se colocar o produto em contato com o inseto (MARTINS; FORNAZIER, 2002).

FAÇA A SUA ASSINATURA

Ou clique no link:

https://go.agriconline.com.br/pass/?sck=portal

Fonte

FERRÃO, Romário Gava; DA FONSECA, Aymbiré Francisco Almeida; FERRÃO, Maria Amélia Gava; DE MUNER, Lúcio Herzog. Café Conilon. 2ª ed. Vitória – ES: Incaper, 2017.

Compartilhe!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin
Murilo Salvador
Murilo Salvador
Técnico Agrícola com Habilitação em Agropecuária (IFES); Licenciado em Ciências Agrícolas (IFES) e Bacharelando em Medicina Veterinária (UNESC).