Ocorre em diversos compostos, como purinas e alcaloides, aminoácidos, enzimas, vitaminas, hormônios, ácidos nucleicos, nucleotídeos e na molécula de clorofila (BUCHANAN; GRUISSEN; JONES, 2000; TAIZ; ZELGER, 2009; MARSCHNER, 2012).
Sua deficiência manifesta-se inicialmente nas áreas entre as nervuras das folhas mais velhas, as quais apresentam-se com uma tonalidade verde clara e manchas irregulares. Com a evolução dos sintomas, as folhas adquirem uma coloração amarelada (Figura 3).

É o nutriente mais acumulado pelo cafeeiro conilon com percentual de 38 % do total de macronutrientes distribuídos entre os diversos órgãos (Figura 4).

Uma planta adulta com seis anos de idade acumula cerca de 250 g de N, o que equivale a uma imobilização de 554,12 kg ha-1 de N (Figura 5).

Do total de N acumulado, 29% são alocados nas folhas, 24% no tronco + ramos ortotrópicos, 20% nas raízes, 17% nos frutos e 10% nos ramos plagiotrópicos (BRAGANÇA, 2005; BRAGANÇA et al., 2008).
Portanto, nas folhas do cafeeiro conilon concentram-se a maior fração do total de N que se acumula na planta. De acordo com Kozlowski e Pallardy (1996), nesses órgãos, encontram-se a maioria das células vivas de uma árvore, que tendem a acumular maiores quantidades de nutrientes em função do processo fotossintético.
Esses dados evidenciam a alta exigência dessa variedade em relação ao N, o que foi constatado anteriormente em trabalho realizado por Bragança et al. (1995a), sobre Latossolo Amarelo, em Linhares/ES, em que se observou aumento de 410% na produtividade com o fornecimento de N.
Em lavouras conduzidas em livre crescimento, a taxa de acúmulo de N pelo cafeeiro conilon aumenta até atingir 17,48 g mês-1, no 42º mês, diminuindo a seguir (Figura 5).
Se você tem interesse em saber mais sobre a Nutrição do Café: Arábica e Conilon, te convido a conhecer a plataforma da AgricOnline. Ao fazer a sua assinatura, você tem acesso ilimitado a todos os cursos da plataforma. São cursos que vão desde produção vegetal, produção animal, mercado e carreira.
Ao término de cada curso, você tem direito ao certificado com a carga horária de cada curso, clique no link para conhecer.

Ou clique no link:
https://go.agriconline.com.br/pass/?sck=portal
Fonte
FERRÃO, Romário Gava; DA FONSECA, Aymbiré Francisco Almeida; FERRÃO, Maria Amélia Gava; DE MUNER, Lúcio Herzog. Café Conilon. 2ª ed. Vitória – ES: Incaper, 2017.