conilon_1
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

O Nitrogênio e o Café Conilon

Confira o artigo sobre o nitrogênio e o café conilon, escrito por Scheilla Marina Bragança, et all.

Navegue pelo conteúdo

Ocorre em diversos compostos, como purinas e alcaloides, aminoácidos, enzimas, vitaminas, hormônios, ácidos nucleicos, nucleotídeos e na molécula de clorofila (BUCHANAN; GRUISSEN; JONES, 2000; TAIZ; ZELGER, 2009; MARSCHNER, 2012).

Sua deficiência manifesta-se inicialmente nas áreas entre as nervuras das folhas mais velhas, as quais apresentam-se com uma tonalidade verde clara e manchas irregulares. Com a evolução dos sintomas, as folhas adquirem uma coloração amarelada (Figura 3).

É o nutriente mais acumulado pelo cafeeiro conilon com percentual de 38 % do total de macronutrientes distribuídos entre os diversos órgãos (Figura 4).

Uma planta adulta com seis anos de idade acumula cerca de 250 g de N, o que equivale a uma imobilização de 554,12 kg ha-1 de N (Figura 5).

Do total de N acumulado, 29% são alocados nas folhas, 24% no tronco + ramos ortotrópicos, 20% nas raízes, 17% nos frutos e 10% nos ramos plagiotrópicos (BRAGANÇA, 2005; BRAGANÇA et al., 2008).

Portanto, nas folhas do cafeeiro conilon concentram-se a maior fração do total de N que se acumula na planta. De acordo com Kozlowski e Pallardy (1996), nesses órgãos, encontram-se a maioria das células vivas de uma árvore, que tendem a acumular maiores quantidades de nutrientes em função do processo fotossintético.

Esses dados evidenciam a alta exigência dessa variedade em relação ao N, o que foi constatado anteriormente em trabalho realizado por Bragança et al. (1995a), sobre Latossolo Amarelo, em Linhares/ES, em que se observou aumento de 410% na produtividade com o fornecimento de N.

Em lavouras conduzidas em livre crescimento, a taxa de acúmulo de N pelo cafeeiro conilon aumenta até atingir 17,48 g mês-1, no 42º mês, diminuindo a seguir (Figura 5).

FAÇA A SUA ASSINATURA

Ou clique no link:

https://go.agriconline.com.br/pass/?sck=portal

Fonte

FERRÃO, Romário Gava; DA FONSECA, Aymbiré Francisco Almeida; FERRÃO, Maria Amélia Gava; DE MUNER, Lúcio Herzog. Café Conilon. 2ª ed. Vitória – ES: Incaper, 2017.

Compartilhe!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin
Murilo Salvador
Murilo Salvador
Técnico Agrícola com Habilitação em Agropecuária (IFES); Licenciado em Ciências Agrícolas (IFES) e Bacharelando em Medicina Veterinária (UNESC).