Irrigação por aspersão
Após o levantamento dos canteiros, deve ser instalado o sistema de irrigação a ser utilizado, ou seja, por aspersão ou por gotejamento. A irrigação por aspersão geralmente é montada no espaçamento 12×12 m entre os aspersores. Fazer vistorias frequentes, eliminando os vazamentos nas conexões, com isso, aumenta- se a eficiência e uniformidade da irrigação e reduz-se o consumo de água e energia elétrica.
Por outro lado, no sistema de Irrigação por gotejamento é instalado dois tubos gotejadores por canteiro, com gotejadores voltados para cima e espaçamento máximo de 30 cm. Deve ser instalada uma válvula de final de linha para reduzir o risco de entupimento.
Após a instalação do sistema de irrigação e antes de instalar o mulching, deve-se testar o sistema, para eliminação de possíveis vazamentos e avaliação da uniformidade de aplicação da água.


Irrigás
Utilizar para monitoramento da umidade do solo com o objetivo de determinar quando e quanto irrigar. Recomendamos a utilização do Irrigás, desenvolvido pela Embrapa Hortaliças, por ser um equipamento de baixo custo e de fácil instalação e utilização.
Recomenda-se um profissional habilitado para elaboração do projeto do sistema de irrigação.
Um projeto bem elaborado permitirá a redução de custos de implantação e manutenção durante toda a vida útil do sistema.

Mulching
A cobertura de plástico sobre o solo, conhecida como “mulching”, é colocada sobre o canteiro após a instalação e teste da irrigação.
Geralmente usa-se o plástico de 160 cm para canteiros que terão uma largura útil de 0,9 a 1,0 m. Inicialmente é feita uma pequena vala de 10 a 15 cm de profundidade, ao longo das duas margens do canteiro.
Desenrola-se o filme de plástico a cada 10 m, para ser esticado no sentido do comprimento e da lateral, e acrescenta-se terra sobre as bordas com auxílio de enxadas. Em seguida, faz-se a compactação com os pés para evitar que o plástico se solte com o vento.
Deve-se usar plástico de boa qualidade. Fazer a instalação do plástico nos canteiros nas horas mais quentes do dia, para que o mesmo fique bem esticado, tomando o cuidado de fixá-lo bem.

Tipos de Mulching
No mercado existem diferentes tipos de mulching tais como: MP – mulching preto, o mais utilizado pelo menor preço, MPB – mulching preto e branco e MPP – mulching preto e prateado.

Principais benefícios proporcionados pela utilização do mulching: elimina as plantas invasoras, evitando as capinas evita perdas da água de irrigação, melhor aproveitamento dos nutrientes pelas plantas e melhor desenvolvimento uniforme, e evita sujar as plantas. O mulching preto e branco e mulching preto e prateado previnem a incidência de pragas e doenças.
Transplantio
Deve ser feito quando as mudas estiverem com 20 a 25 dias após a semeadura, ou entre quatro a cinco folhas definitivas. O transplantio das mudas deve ser realizado nas horas mais frias do dia, com solo úmido, de forma que a terra cubra apenas o torrão formado pelo substrato.
O transplantio das mudas na modalidade de plantio com mulching é feito diretamente no canteiro, antes da colocação do mulching. Muitos produtores alegam que a técnica de aterramento total do furo do mulching, previne a saída de ar quente que pode queimar a muda.

Adubação Complementar/Fertirrigação
No plantio convencional, utiliza-se a adubação complementar via solo, comumente denominada de adubação de cobertura. Visa fornecer nutrientes principalmente à base de nitrogênio nos estágios em que a planta mais necessita, uma vez que esse nutriente facilmente sai do alcance das raízes.
Recomenda-se utilizar preferencialmente o sulfato de amônio, na dosagem de 20g/m², aos 15 dias após o pegamento das mudas. Repetir essa operação a cada 15 dias, vendo o estágio nutricional das plantas.
Essas deficiências podem ainda ser supridas com a adubação foliar, utilizando ureia, na concentração de 1,0%. Deve-se intercalar com as adubações de cobertura. Em períodos de alta temperatura e consequentemente, rápido desenvolvimento das plantas, pode ocorrer a deficiência de cálcio, causando uma queima nas bordas das folhas mais novas.
Esse fenômeno é chamado de “tip burn”. Para prevenir, recomenda-se a utilização de adubos foliares à base de cálcio.

Fertirrigação
No plantio com mulching ou túnel/mulching utiliza-se a adubação complementar via água, denominada Fertirrigação. É uma técnica de aplicação simultânea de fertilizantes e água. Ambos, no sistema de irrigação por gotejamento. É uma das maneiras mais eficientes e econômicas de aplicar fertilizantes às plantas, devido principalmente à economia de mão de obra.
A recomendação é a mesma para adubação complementar via solo. No entanto, na escolha do fertilizante a ser utilizado, deve-se levar em conta a solubilidade, o custo e a compatibilidade entre os sais a serem misturados na solução, tendo em vista a possibilidade de formação de compostos insolúveis com riscos de entupimentos dos gotejadores.

Se você tem interesse em saber mais sobre a Produção de Hortaliças Folhosas, te convido a conhecer a plataforma da AgricOnline. Ao fazer a sua assinatura, você tem acesso ilimitado a todos os cursos da plataforma. São cursos que vão desde produção vegetal, produção animal, mercado e carreira.
Ao término de cada curso, você tem direito ao certificado com a carga horária de cada curso, clique no link para conhecer.

Ou clique no link:
https://go.agriconline.com.br/pass/?sck=portal
Fonte
SEBRAE. Alface: Saiba como Cultivar Hortaliças para Colher Bons Negócios. 1ª ed. Brasília – DF: SEBRAE, 2011.